RSS
jun 30

SMS pode ser mais perigoso que álcool para motoristas

Enviar mensagens de texto ao dirigir pode ser mais perigoso que dirigir embriagado

Se as propagandas de cerveja são obrigadas a deixar um aviso “Ao beber, não dirija” em todo comercial, talvez as fabricantes de celulares e operadoras também deviam deixar um aviso “Ao mandar SMS, não dirija”.

A revista Info colocou dois jornalistas para fazer um teste em veículos reais, onde tentavam frear enquanto liam e depois enquanto digital mensagens de texto após uma luz se acender no painel do carro. Os jornalistas também realizaram o teste embriagados.

À velocidade média de 56 km/h, Brown sóbrio levou 6,5 metros a mais para acionar o freio enquanto lia uma mensagem e 4,8 metros a mais quando escrevia. A 112 km/h, o motorista levou 9 metros a mais pra frear no primeiro caso e 9,4 no segundo.

Sob a influência de álcool, a 56 km/h, o motorista levou 2,1 metros a mais para frear e, a 112 km/h, ele precisou de 4,5 metros a mais para frear.

A 56 km/h, Alterman precisou de 57,3 metros a mais para frear quando lia uma mensagem e 27,4 metros quando escrevia. A 112 km/h, ele levou 39,3 metros a mais para frear no primeiro caso e 97,2 metros no segundo.

Embriagado, Altermansó precisou de 2,1 metros a mais para frear a 56 km/h e 4,5 metros a 112 km/h.

Fonte: Info

Pode parecer uma atitude inofensiva, mas a distração por poucos segundos pode causar grandes acidentes. Distrações como essa também são a causa de carros como o Volkswagen Fox não possuirem porta-luvas (apenas na parte inferior do banco do motorista). Na época em que o carro foi desenvolvido, pesquisas apontaramque muitos motoristas costumam mexer no port-aluvas enquanto dirigiam, tirando a concentração e o foco na direção.

 

Adicionar ao Rec6Adicionar ao UebaAdicionar ao LinktoAdicionar ao DihittAdicionar ao del.icio.us

Comente!